Brasil

Leilão da tecnologia 5G será no dia 4 de novembro

O leilão da tecnologia 5G será no dia 4 de novembro. O Conselho Diretor da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, aprovou nesta sexta-feira (24) o edital, que deve ser publicado até a próxima segunda-feira (27), segundo o presidente da agência, Leonardo Euler.

A proposta do relator, conselheiro Emmanoel Campelo, foi aprovada pelos membros do conselho, que também aceitaram as sugestões do revisor, o conselheiro Moisés Moreira.

O valor econômico ficou em quase R$ 50 bilhões, sendo que parte desse dinheiro deverá ser investido. Com a implantação da infraestrutura de rede, a agência espera R$ 163 bilhões de investimentos nos próximos 20 anos.

O leilão vai licitar as faixas de frequência de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Essas faixas funcionam como caminhos na atmosfera por onde vão percorrer os dados do 5G. A promessa do governo federal é que todas as capitais terão a rede instalada até julho do ano que vem.

O presidente da Anatel disse que a licitação vai proporcionar novos modelos de conectividade, negócios, inclusão digital e ressaltou o caráter não arrecadatório. Para ele, é importante suprir deficiências na nossa infraestrutura digital.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, comemorou as possibilidades com o 5G. Para ele, será possível levar conexão à internet para mais 40 milhões de brasileiros.

A Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, afirmou em nota que a aprovação do edital é um passo importante para fortalecer o papel do Brasil no mapa global da economia digital. Agora, as empresas aguardam a publicação do edital para fazer suas avaliações e definir os investimentos.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *