Saúde

Dia D de vacinação contra dengue promovido pela SES-PE acontece nesta quarta-feira (15)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promove, nesta quarta-feira (15), em ação conjunta com 20 municípios- incluindo os que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR)-, o Dia D de vacinação contra a dengue. O objetivo da iniciativa é convocar a população para proteger da doença crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, que dá um público-alvo estimado de 257.342 pessoas. 

Apenas 11,23% das doses da vacina recebidas pelo Estado foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial, de acordo com os dados disponibilizados pela SES-PE até esta terça-feira (14). Esses números são contabilizados desde o início da vacinação contra a dengue, no mês de abril. 

Das 8.092 doses aplicadas até o momento, 6.531 foram realizadas em abril e as outras 1.561 no mês de maio. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) disponibilizou 72.017 doses da vacina contra a dengue para os municípios. Vale destacar que essas vacinas estão sendo aplicadas como primeira dose e a segunda deve ser recebida após três meses da primeira. 

As localidades beneficiadas pela ação promovida pela SES-PE são: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.

“É importante destacar que a vacina contempla os quatro sorotipos (1,2,3,4), sendo o três e o quatro os que estão circulando em nosso Estado. Contamos com a vacinação e a colaboração de todos”, destacou Magda Costa, gerente estadual de imunização de Pernambuco.

Da Folha de Pernambuco

Deixe uma resposta