Sertão

Do Sertão Pernambucano para o mundo: Manoel Tobias relembra carreira vitoriosa no futsal

Da quadra descoberta com sete buracos até os principais centros do futsal mundial. Com exclusividade para a Folha de Pernambuco, o ex-jogador da Seleção Brasileira e considerado como um dos maiores de todos os tempos da bola pesada, Manoel Tobias, relembrou toda a sua trajetória, da Escola Barros Carvalho, no bairro do Cordeiro, até o bicampeonato mundial com a amarelinha.

Nascido em Salgueiro, a mais de 500km da capital, o filho de professores teve desde cedo o incentivo aos esportes aliado aos estudos. Filho mais velho de nove irmãos, Manoel Tobias se mudou para capital pernambucana em 1981, quando tinha cerca de 10 anos.

“Me destaquei na aula de educação física, ainda no primeiro dia de aula no semestre. O professor foi lá em casa após o horário, meus pais ficaram até assustados, achando que eu tinha aprontado alguma coisa, mas ele tinha ido para pedir autorização que eu fizesse parte da equipe”, risos.

A partir desse primeiro momento, o desenvolvimento de Manoel pelas quadras foi muito rápido, conseguindo oportunidades em importantes camisas da época, como nos times do Bandepe, Náutico e Votorantim.

Foram 14 anos na Seleção Brasileira, sete títulos de Copa América, dois da Copa do Mundo – sendo artilheiro em ambas – e foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo. O pernambucano também deixou sua marca pelos clubes em que atuou, inclusive, sendo o jogador que mais vezes marcou em uma única edição da Liga Nacional de Futsal, balançando a rede em 52 oportunidades.

Da FolhaPE

Deixe uma resposta