Notícias

80% do cardeais que participarão do conclave foram escolhidos pelo Papa Francisco

Um total de 135 cardeais, com idade média de 70 anos, se reunirão nos próximos dias para eleger o próximo pontífice. Do total de cardeais convocados para o conclave, 108 foram nomeados pelo papa Francisco: 40 na Europa, 20 na Ásia, 19 na América Central e do Sul, 15 na África, 10 na América do Norte e 4 na Oceania.

Já Bento XVI nomeou 22 cardeais e João Paulo II cinco. A palavra conclave vem do latim ‘cum clavis’ que significa “sob chave” e é a reunião dos cardeais de todo o mundo para eleger um novo papa. Em 1970, Paulo VI fixou em 80 anos a idade limite para poder votar.

O conclave ocorre em um prazo de entre 15 e 20 dias após a renúncia ou a morte do pontífice, mas pode ser antecipado se todos os cardeais já estiverem em Roma. O papa Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, e foi sepultado no sábado (26).

Para iniciar a votação, os cardeais devem esperar o Novendiali (novenário) — os nove dias de luto e orações em honra ao papa Francisco. Sendo assim, contando esse prazo, o conclave pode começar a partir de 5 de maio. As informações são do Correio Braziliense.

Deixe uma resposta