A falta de conservação das estradas rurais da região de Ibitiranga e Novo Pernambuco, no município de Carnaíba, vem causando revolta aos moradores que reclamam principalmente da situação da estrada que liga o distrito de Ibitiranga até o Povoado de Novo Pernambuco, na divisa com Tavares, na Paraíba. Segundo eles, com as chuvas, mesmo sendo poucas, a estrada piorou e diversos buracos apareceram, o que dificulta o deslocamento da população, inclusive de motos e montados em animais.
O trecho soma 16 Km e atende as comunidades rurais do Antonico, Manoel Soares, Bem-Te-Vi, Colônia, Antas, Cauíra, Barreiros, Sitio Alegre, Jatobá, Quintas, a populosa comunidade do Jardim e Novo Pernambuco.
Além dos buracos, as estradas são estreitas e pequenas passagens molhadas deterioradas, a mata está fechando, prejudicando a visibilidade de quem precisa trafegar pelo local. Outra situação ainda mais precária fica na comunidade rural do sitio Jardim, até a divisa com o município de Solidão onde os moradores não conseguem trafegar nem de moto.
De acordo com os moradores, o local está há pelo menos 05 anos sem receber um trabalho significativo, sem nenhum tipo de manutenção.
Com as últimas chuvas, as condições das estradas pioraram ainda mais. De acordo com informações dos moradores, o sofrimento dos estudantes que saem de Novo Pernambuco fazendo o trajeto da serra até Carnaíba, é constante. Além do risco de vida que os alunos passam dentro dos ônibus nas estradas em péssimas condições.
Por Cauê Rodrigues