Pernambuco está oficialmente no roteiro da maior competição de futebol feminino do planeta. A Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foi confirmada como um dos palcos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, em anúncio realizado nesta quarta-feira (07), pela entidade máxima do futebol mundial.
Será a terceira vez que o Estado participa da realização de uma Copa do Mundo, após sediar partidas nas edições masculinas de 1950 e 2014. Agora, pela primeira vez, o Mundial Feminino desembarca em solo pernambucano, reafirmando o protagonismo do Estado no cenário esportivo internacional.
O Brasil foi escolhido para sediar a competição após apresentar um projeto sólido, comprometido com valores fundamentais como sustentabilidade, inclusão, liderança feminina, desenvolvimento social e esportivo, além do combate ao sexismo. A proposta brasileira superou a candidatura europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda.
Com isso, o País se torna o primeiro da América do Sul a receber uma edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA, um marco para o continente e para o fortalecimento da modalidade. Das 12 cidades indicadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), oito foram selecionadas.
Para Pernambuco, a escolha representa também o reconhecimento da tradição no futebol. Berço de craques que vestiram a camisa da Seleção Brasileira, o Estado carrega uma rica história de revelações e conquistas, agora ampliada com a chegada da principal vitrine do futebol feminino mundial.
“Este é um dia histórico para o futebol pernambucano e brasileiro. A conquista da sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 é um marco que nos enche de orgulho e responsabilidade. Estamos prontos para receber o mundo e fazer deste evento um grande sucesso”, destacou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. “Será uma grande oportunidade para promover o futebol feminino no Brasil e no Estado. Acredito que a Copa do Mundo deixará um legado importante para o esporte, inspirando novas gerações de meninas a jogarem futebol”.
Foram escolhidas as seguintes cidades e estádios: Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Neo Química Arena), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Brasília (Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova), Recife (Arena de Pernambuco) e Fortaleza (Arena Castelão). Todas receberam partidas da Copa do Mundo masculina de 2014, também realizada no Brasil.
A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será a décima edição do torneio e reunirá 32 seleções em busca do título. Pernambuco está preparado para viver, mais uma vez, o clima único de uma Copa — e para mostrar ao mundo a força do futebol jogado aqui.
Governo celebra a chegada da Copa a Pernambuco
“Recebemos a notícia de que Pernambuco será sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ com felicidade. A Arena de Pernambuco está à altura de um evento desse porte. Temos cuidado da infraestrutura da Arena com muito zelo, o que foi comprovado pela FIFA em todas as análises técnicas. O nosso Estado será palco de uma bonita festa, reunindo pernambucanos e turistas, para celebrar o protagonismo das mulheres no futebol e a união das nações por meio do esporte”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Para a Secretária de Esporte, Ivete Lacerda, a conquista é resultado de um trabalho conjunto. “Pernambuco se preparou para esse momento. Temos estrutura, temos experiência e, acima de tudo, temos um povo apaixonado pelo esporte. Vamos fazer uma Copa do Mundo histórica e inesquecível”, afirmou.
“É uma alegria imensa ter a Arena de Pernambuco como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. Esse anúncio mostra o quanto nosso estádio está preparado para receber eventos grandiosos e, mais do que isso, reforça o valor do futebol feminino. Vai ser um momento histórico para o nosso Estado e estamos trabalhando com muito carinho para oferecer uma experiência inesquecível para todos que passarem por aqui”, declarou a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins.