Uma das novas tendências é o Labubu. O boneco com aparência “monstruosa” virou chaveiro e item de coleção de celebridades como Kim Kardashian e é uma criação do designer Kasing Lung, de Hong Kong, na China.
Com dentinhos afiados, olhos grandes e pelo colorido, o boneco conquistou os corações da internet nos últimos meses. Ele faz parte de uma tendência entre os colecionadores de brinquedos, apelidada de “blind box”. Nesse tipo de item, as caixas vêm com modelos sortidos, que completam coleções diferentes.
No caso do Labubu, vendido pela Popmart tanto em “blind boxes” quanto separadamente, as caixas custam em torno de 22 dólares, cerca de R$ 127 na cotação atual. Eles não são vendidos no Brasil de forma oficial, apenas por importadoras.
Os Labubus são monstrinhos do tipo elfo, criados por Kasing Lung e vendidos exclusivamente pela Popmart, marca que vende “blind boxes” e itens de colecionador. Apesar do design inusitado, eles também tiveram mudanças nos últimos anos, desde sua criação em 2015. Em 2019, quando começaram a fazer sucesso na Ásia, eles sofreram uma “reformulação” e ficaram mais “simpáticos”.
O design de Kasing também conta com os Zimomos, que são iguais aos Labubus exceto pela presença de uma cauda estilo “dinossauro”. Os Zimomos são relativamente mais caros, com edições especiais ultrapassando R$ 1 mil.
Depois da popularização dos Labubus, as cópias não originais surgiram como uma maneira de suprir a demanda pelos itens, especialmente em países em que a Popmart não vende, como o Brasil. As cópias são chamadas carinhosamente pelos colecionadores de Lafufus. Por não serem originais, elas também são encontradas fora das “blind boxes” e em cores, formatos e até expressões de face diferentes.
Os Lafufus também fazem parte da coleção de muitos, que brincam com o fato de terem características e um formato diferenciado. Com informações do Estadão Conteúdo.