Afogados da Ingazeira

População denuncia descarte de lixo no Rio Pajeú em Afogados da Ingazeira

Moradores do Centro de Afogados da Ingazeira (PE), procuraram a reportagem do Programa “A Hora das Broncas”, da Rádio Afogados FM, para reclamarem de um lixão a céu aberto no final da Rua João da Cruz, à margem do Rio Pajeú.

O lixo jogado no local não passa por nenhum tipo de tratamento e, quando chove, o o montante de lixo impede o escoamento da água para o rio, fazendo com que a Avenida Manoel Borba fique totalmente alagada, causando transtornos ao motoristas e principalmente a pedestres.

De acordo com a reportagem feita pelo repórter Cauê Rodrigues, da “Hora das Broncas”, o lixo é comercial, jogado no local pelo próprio comercial, haja vista no local é encontrado diversos tipos de embalagens de diversas marcas desde produtos de mercados como de farmácia, moda entre outros.

descarte irregular de lixo próxima ao Rio Pajeú, vem chamando a atenção dos ambientalistas da cidade que cobram um ação do Poder Público. Com  a jogada de lixo, à margem no percurso até a cidade de Carnaíba fica totalmente contaminado.

Segundos os moradores, o descarte de lixoentulho e até animais mortos acontece há anos, contudo, piorou nos últimos anos, mesmo com o carro da coleta passando diariamente na Avenida Manoel Borba, no principal centro comercial de Afogados.

O caminhão da coleta passa todo dia aqui na avenida principal, mas mesmo assim as pessoas não tem paciência e vem jogar lixo aqui, criando esse cenário e causando a matança do rio e dos animais“, disse o morador Marcelo Silva.

Além de ser um problema ambiental, a situação provoca desconforto nos moradores da região, já que o acúmulo desse lixo provoca mau cheiro e facilita o surgimento de animais peçonhentos.

Jogar lixo comercial em rios é ilegal e causa sérios problemas ambientais, sendo considerado um crime ambiental. A Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) estabelece penas para quem causa poluição de qualquer natureza, incluindo o descarte inadequado de lixo, que pode resultar em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição da flora.

Pôr Cauê Rodrigues

Deixe uma resposta