O presidente Lula disse em cadeia de rádio e TV na noite desta quinta-feira (17), que recebeu com surpresa as tarifas de 50% impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump, e que está “indignado” com o apoio de políticos brasileiros a esse “ataque” às exportações brasileiras e à soberania nacional.
“São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disse Lula em discurso. A mensagem de Lula também faz menção a tentativa por parte de Trump de encerrar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mesmo sem citar nomes, a fala do presidente faz referência a Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, que se encontra licenciado do cargo de deputado e vive nos Estados Unidos em busca de apoio ao pai, réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.
O líder brasileiro declarou que “tentar interferir na Justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, e que o país respeita os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa.