Afogados da Ingazeira

Luto: Mestre Inácio Pedro da Silva aos 79 anos

Faleceu no Hospital regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira Mestre Inácio Pedro da Silva, 79 anos.

Integrante do Grupo Coco de Roda Negras e Negos do Leitão, mestre Inácio era figura constante nos principais eventos culturais de Pernambuco. O grupo foi reconhecido como Patrimônio da Cultura Pernambucana.

A cultura de Pernambuco fica de luto com sua partida.

Nascido em 17/11/1946, em Custódia (PE), Inácio Pedro da Silva representa o suprassumo dos saberes do Coco de Roda: ele vem da linhagem dos “Gonçalos”, de Quitimbu (Custódia-PE), família da qual desde o século XIX e começo do XX surgem grandes coquistas que brincam o Coco nas festas de fogueira (São João) e festas religiosas – antigamente, se cantava também nas farinhadas e construção de casas de taipa, vivências que Inácio diz ter vivido pessoalmente. Dessa linhagem há hoje cerca de 5 grupos de Coco na Região, dos quais dois infantis.

Contador de histórias, além de explicar onde o Coco de Roda era cantado antigamente, ele ainda cita a retirada de coco catolé na caatinga como uma das ocasiões em que se cantava cantigas que hoje servem para o Coco: “todo momento de trabalho, as cantigas do coco vinham pra aliviar um pouco o sofrimento”, afirma.

Inácio herdou o talento dos tios Joaquim, Messias, Joana e Luiz, dentre outros, na arte do cantar e na invejável memória que guarda até hoje as cantigas e contos antigos. Seu ganzá já viu muitas histórias: a mais emblemática delas foi a visita de um então ministro da cultura em seu território – Gilberto Gil lançou em 2003 o programa “Arca das Letras” no seu território.

O título de Patrimônio Vivo de PE, conquistado em 2023 com o Grupo Negras e Negros do Leitão, porém, sem dúvida foi o mais importante. “Desde então todo mundo só me chama de mestre, eu então aceito né?”, reflete, um tanto envergonhado. Desde que o grupo Negras e Negros do Leitão passou a ter assessoria de projetos, a partir de março de 2023, Mestre Inácio pisou em palcos importantes como Sertão Alternativo, FIG, Pernambuco Meu País, Munguzá Sonoro, Xerém Cultural e Lula Calixto. O mestre ainda virou personagem de três curtas metragens em produção no Pajeú.

Através do grupo, ainda acessou os editais LPG Afogados e LPG PE. Para a PNAB, articulou projetos de circulação, memórias de suas canções e visitas ao território do Leitão da Carapuça, no qual ele vive até hoje com sua família vivendo principalmente da agricultura. Venceu PNAB PE 2024 como Mestre, além de LPG Estadual e Municipal em 2023 na mesma categoria. Encantado em 18 de julho de 2025, em Afogados da Ingazeira (PE) por problemas pulmonares, deixando um legado cultural que orgulha à cultura popular do Pajeú Pernambucano. Ouça as canções do Mestre em https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0c6Lpmg5HYSlJ2GvVprmPP

Por Léo B. Lemos

Deixe uma resposta