Faleceu no Hospital regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira Mestre Inácio Pedro da Silva, 79 anos.
Integrante do Grupo Coco de Roda Negras e Negos do Leitão, mestre Inácio era figura constante nos principais eventos culturais de Pernambuco. O grupo foi reconhecido como Patrimônio da Cultura Pernambucana.
A cultura de Pernambuco fica de luto com sua partida.
Nascido em 17/11/1946, em Custódia (PE), Inácio Pedro da Silva representa o suprassumo dos saberes do Coco de Roda: ele vem da linhagem dos “Gonçalos”, de Quitimbu (Custódia-PE), família da qual desde o século XIX e começo do XX surgem grandes coquistas que brincam o Coco nas festas de fogueira (São João) e festas religiosas – antigamente, se cantava também nas farinhadas e construção de casas de taipa, vivências que Inácio diz ter vivido pessoalmente. Dessa linhagem há hoje cerca de 5 grupos de Coco na Região, dos quais dois infantis.
Contador de histórias, além de explicar onde o Coco de Roda era cantado antigamente, ele ainda cita a retirada de coco catolé na caatinga como uma das ocasiões em que se cantava cantigas que hoje servem para o Coco: “todo momento de trabalho, as cantigas do coco vinham pra aliviar um pouco o sofrimento”, afirma.
Inácio herdou o talento dos tios Joaquim, Messias, Joana e Luiz, dentre outros, na arte do cantar e na invejável memória que guarda até hoje as cantigas e contos antigos. Seu ganzá já viu muitas histórias: a mais emblemática delas foi a visita de um então ministro da cultura em seu território – Gilberto Gil lançou em 2003 o programa “Arca das Letras” no seu território.
O título de Patrimônio Vivo de PE, conquistado em 2023 com o Grupo Negras e Negros do Leitão, porém, sem dúvida foi o mais importante. “Desde então todo mundo só me chama de mestre, eu então aceito né?”, reflete, um tanto envergonhado. Desde que o grupo Negras e Negros do Leitão passou a ter assessoria de projetos, a partir de março de 2023, Mestre Inácio pisou em palcos importantes como Sertão Alternativo, FIG, Pernambuco Meu País, Munguzá Sonoro, Xerém Cultural e Lula Calixto. O mestre ainda virou personagem de três curtas metragens em produção no Pajeú.
Através do grupo, ainda acessou os editais LPG Afogados e LPG PE. Para a PNAB, articulou projetos de circulação, memórias de suas canções e visitas ao território do Leitão da Carapuça, no qual ele vive até hoje com sua família vivendo principalmente da agricultura. Venceu PNAB PE 2024 como Mestre, além de LPG Estadual e Municipal em 2023 na mesma categoria. Encantado em 18 de julho de 2025, em Afogados da Ingazeira (PE) por problemas pulmonares, deixando um legado cultural que orgulha à cultura popular do Pajeú Pernambucano. Ouça as canções do Mestre em https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0c6Lpmg5HYSlJ2GvVprmPP
Por Léo B. Lemos