Afogados da Ingazeira

Vereador Vicentinho propõe criação de espaço para sepultamento de animais de estimação em Afogados

O presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Vicentinho, está encaminhando ao Executivo Municipal o Requerimento nº 333/2025, que solicita a criação de um cemitério ou memorial público adequado para o sepultamento de animais domésticos no município, evitando que os animais mortos sejam descartados de forma irregular no lixo e em terrenos baldios.

De acordo com o requerimento, a proposta é que o espaço destinado pelo município seja utilizado para o sepultamento de cães, gatos e demais animais de estimação que são considerados parte das famílias. De autoria de Vicentinho, o requerimento foi subscrito pelos vereadores Zé Negão, Mário Martins e Douglas Eletricista.

“A relação entre humanos e animais de estimação é cada vez mais próxima, sendo comum que esses animais sejam considerados membros da família. No entanto, atualmente muitos tutores não têm um local apropriado e digno para realizar o sepultamento de seus animais, recorrendo a métodos inadequados que podem gerar impactos ambientais e emocionais negativos”, diz a justificativa do requerimento que será encaminhado ao prefeito Sandrinho Palmeira.

“A criação de um cemitério ou memorial público para animais proporcionará aos munícipes um espaço adequado para dar o devido destino aos corpos de seus animais queridos, com respeito, segurança sanitária e amparo emocional. Essa iniciativa além de atender a uma demanda social crescente, colabora para a saúde pública e para a preservação ambiental”, complementa o parlamentar.

Do Juliana Lima

Deixe uma resposta