A cidade de Pindoretama, no Interior cearense, conquistou o título inédito de produtora da maior rapadura já registrada no Brasil. Com 18,6 toneladas, o doce artesanal feito a partir da cana-de-açúcar foi certificado pela RankBrasil — plataforma de recordes brasileiros. O recorde foi registrado na última quinta-feira (24).
De acordo com a RankBrasil, foram necessários 11 dias de trabalho e dezenas de pessoas para produzir a rapadura, com “técnicas que aliam tradição, inovação e dedicação”.
Fabricado pelo Engenho Almeida, o produto foi celebrado no 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar de Pindoretama — evento que reúne empreendedorismo, atrações culturais, gastronomia, culinária típica e outras experiências voltadas à valorização da cultura nordestina e da cadeia produtiva da cana.
O troféu foi entregue à secretária municipal do Turismo e Desenvolvimento, Edja Holanda. “Essa conquista impressionante ressalta o talento e a tradição dos pindoretamenses na produção de doces à base de cana-de-açúcar, exaltando o turismo, a cultura local e a paixão pelo sabor autêntico da região”, celebrou a Prefeitura nas redes sociais.