Política

Sessão solene na Câmara dos Deputados marca os 20 anos do falecimento de Miguel Arraes

Uma das principais lideranças políticas progressistas do Brasil, o ex-governador Miguel Arraes foi homenageado na quarta-feira, 13 de agosto, em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, marcando os 20 anos de sua morte. A proposição, de autoria da deputada federal Maria Arraes (SD/PE), neta do ex-governador, reuniu filhos, netos e bisnetos de Arraes, além de políticos e ministros.

O plenário Ulysses Guimarães foi tomado por discursos, lembranças e homenagens que destacaram a trajetória de Arraes como símbolo de resistência, ética e defesa das causas populares.

A deputada Maria Arraes ressaltou que suas lembranças do avô são principalmente aquelas contadas pelo povo, já que tinha apenas 11 anos quando ele faleceu. “Quis o destino que eu, depois de adulta, descobrisse um novo tipo de lembrança: uma lembrança que não é minha, é do povo. Rodar o estado de Pernambuco é como ler um livro sobre vovô. Cada região, cada município, cada feira, é um capítulo diferente. São testemunhos vivos de que sua obra permanece”, afirmou, emocionada.

Maria também lembrou que a data marca, além dos 20 anos da morte de Miguel Arraes, os 11 anos de falecimento de seu primo Eduardo Campos e do tio Augusto, mais conhecido como Percol, ex-assessor de Campos, reforçando a importância da memória e do legado da família para a política brasileira.

Em seu discurso, o senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou que Arraes continua sendo, até hoje, uma referência para a boa política.

João Campos, bisneto de Miguel Arraes e prefeito do Recife, ressaltou que o exemplo deixado por Arraes deve guiar as novas gerações na defesa da democracia.

Por Blog do Elielson

Deixe uma resposta