Com agenda marcada em Pernambuco, na quinta-feira (14), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista exclusiva ao JC e falou a respeito dos investimentos que o governo Federal tem feito no Estado, dentre eles: a fábrica da Hemobrás e a abertura de vagas para médicos atuarem nos hospitais através do programa “Agora Tem Especialistas”.
Lula também falou do cenário político em Pernambuco para as eleições de 2026, quando a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife João Campos (PSB) devem concorrer ao governo do Estado, além de apontar suas intenções eleitorais na disputa presidencial no próximo ano, e também da conturbada relação econômica com os Estados Unidos diante das tarifas impostas por Donald Trump.
JC – Presidente, em 2026, espera-se em Pernambuco uma disputa acirrada pelo governo do Estado entre dois aliados seus: a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife João Campos (PSB). O senhor pretende fazer a escolha por um deles ou prefere apoiar os dois como já aconteceu em Pernambuco?
Lula – É precipitado definir, agora, como iremos atuar nas eleições do ano que vem em Pernambuco, o que depende ainda de muito diálogo com os partidos, as lideranças e, principalmente, o povo do estado. Mas de uma coisa eu sei: os recifenses – e os pernambucanos, em geral – têm um grande privilégio ao contar com políticos do porte da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos. São pessoas do mais alto nível e realmente comprometidas com a população. E sua juventude me dá a certeza de que ambos poderão contribuir ainda mais para a política de Pernambuco e do Brasil como um todo nos próximos anos.
Do JC