O Sport é o segundo que mais perdeu pontos devido aos gols que tomou após os 40 minutos do segundo tempo. Tudo começou com a derrota por 2×1 para o Palmeiras, na Ilha do Retiro, quando foi vazado de pênalti no fim.
Contra Botafogo e Fluminense, o Sport também estava empatando os respectivos confrontos até o fim. Diante dos alvinegros, o gol sofrido decretou o tropeço por 1×0, na Ilha do Retiro. Perante o Tricolor, o revés por 2×1, no Maracanã.
Contra Santos e São Paulo, os gols sofridos foram com requintes de crueldade. Em ambos, o Sport abriu 2×0 na Ilha do Retiro e sofreu o empate. Diante do Peixe, vale lembrar, os rubro-negros tinham um a mais em campo. Somando tudo, o Leão deixou de faturar mais sete pontos.
“É um conjunto de situações que precisam ser melhoradas. A questão mental, no sentido de concentração nos últimos minutos, precisa ser evoluída. Não podemos achar isso normal. Temos de cobrar e vamos fazer isso. O mais difícil a gente tem feito, jogando bem, construindo resultado e saindo à frente de grandes times, mas, nos últimos instantes, a gente se desconecta da partida”, lamentou o técnico Daniel Paulista.
A única equipe que deixou de ganhar mais pontos na Série A foi o Vitória. Os baianos poderiam ter 10 a mais na tabela, pulando dos 19 atuais para 29. O clube está atualmente em 17º lugar, abrindo a zona de rebaixamento.
Um dos jogos em que o Vitória desperdiçou pontos no fim, curiosamente, foi contra o Sport, ao sofrer o gol de empate no lance final, ficando no 2×2 com os pernambucanos, no Barradão.
O próximo compromisso do Sport no Brasileirão é diante do Palmeiras, no Allianz Parque, no dia 25 de agosto.
Náutico
A vitória por 1×0 diante do Anápolis, nos Aflitos, pela 17ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, garantiu ao Náutico a vaga antecipadamente ao quadrangular final da competição. Ninguém pode tirar mais o Timbu do G8, faltando ainda dois jogos para o término da primeira fase. Isso não significa, contudo, que os alvirrubros estão satisfeitos. O foco dos pernambucanos agora é segurar um lugar no G4 para ter vantagem na etapa que vale o acesso à Série B.
O Náutico é o vice-líder da Série C, com 32 pontos. Na pior das hipóteses, os alvirrubros poderiam ficar em quinto. Os clubes que podem ultrapassar são Ponte Preta, terceiro colocado, com 30 pontos, além de Londrina e São Bernardo, em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 29 pontos.
Terminar no G4 garante ao Náutico a vantagem de jogar como mandante no último jogo do quadrangular. Há, porém, uma diferença na sequência de partidas a depender da posição.