Pernambuco

Operação afasta cinco oficiais penais e dois diretores de unidade prisional em Petrolina

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap-PE) afastou o diretor da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, Alessandro Barbosa Martins de Sousa, e mais cinco policiais penais da unidade em Petrolina, no Sertão do estado. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial do estado. Nesta terça, a Polícia Civil realizou a Operação Publicanos, que apura um esquema de entrada de celulares no presídio e investiga uma organização suspeita de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Além do diretor, foram afastados os policiais Ronildo Barbosa dos Santos, Ricardo Borges da Silva, Vinícius Diego Souza Colares, Rivelino Rufino de Carvalho e Cledson Gonçalves de Oliveira. A medida foi determinada pela Vara Criminal da Comarca de Petrolina.

O secretário da Seap, Paulo Paes de Araújo, ordenou o recolhimento das identidades funcionais, armas e munições que estivessem em posse dos servidores afastados. Também solicitou o envio das documentações dos investigados à Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) para análise e eventuais providências. Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início em maio de 2024. Na última terça-feira (19), foram cumpridos 16 mandados judiciais, incluindo buscas domiciliares, afastamentos de função e bloqueio de bens. As ações ocorreram em Petrolina, além das cidades baianas de Itaberaba e Juazeiro.

Em nota oficial, a Seap declarou que não admite condutas ilícitas no sistema prisional do estado e destacou que está colaborando integralmente com a Polícia Civil no andamento das investigações.

Da CBN Recife

Deixe uma resposta