De janeiro a agosto de 2025, a Neoenergia Pernambuco registrou 1.024 colisões de veículos contra postes no estado. O número é 7,6% maior em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 951 ocorrências. A empresa chama atenção para a quantidade de colisões após o último episódio registrado na Avenida Abdias de Carvalho, no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, nesta sexta-feira (5), quando um caminhão colidiu contra a base de um poste de alta tensão. A estrutura precisou ser substituída, dada a possibilidade de queda na via. A operação impactou o trânsito na região por algumas horas.
As cidades de Recife (183), Petrolina (60), Garanhuns (57), Arcoverde (49) e Jaboatão dos Guararapes (46) lideram o ranking. Segundo a Neoenergia, embora os números tenham crescido, apenas 33,7% dos casos (346 ocorrências) provocaram impacto no fornecimento de energia para os clientes. Isso se deve, em grande parte, às tecnologias implementadas que permitem o isolamento de trechos da rede elétrica e a recomposição automática do sistema em caso de danos localizados.
No entanto, para o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros, é preciso que políticas de prevenção sejam formuladas – de modo especial, no interior do estado, onde o crescimento urbano e o aumento do tráfego impactam a segurança viária. “Mais do que o impacto no fornecimento de energia, esses acidentes representam um risco direto à vida das pessoas envolvidas e das que circulam pelo local. É fundamental reforçar a direção responsável e o respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência”, acredita.
