A droga fentanil foi apreendida pela primeira vez em Pernambuco. A substância, 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais que a heroína, estava com uma mulher de 20 anos, no bairro no Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Com ela, foram encontrados 20 frascos de fentanil, além de pacotes contendo ácido bórico e garrafas de vidro com éter, insumos químicos utilizados no preparo de cocaína, e um celular.
A mulher, natural de Paudalho, na Mata Norte do estado, residente em Paulista, e sem antecedentes criminais, foi presa em flagrante durante ação conjunta da Polícia Federal em Pernambuco e Receita Federal.
“Esta é a primeira vez que a PF em conjunto com a Receita Federal apreende este tipo de droga no estado. O fentanil vem causando várias mortes, principalmente nos EUA e Canadá”, destacou a Polícia Federal.
A mulher foi presa em flagrante no último dia 10 de setembro e encaminhada à Superintendência da Polícia Federal no Recife, onde foi autuada por tráfico interestadual de drogas, cujas penas variam de 5 a 10 anos de reclusão.
A droga é um opioide sintético (composto químico psicoativo que produz efeitos semelhantes aos do ópio).
A droga foi apreendida pela primeira vez no Brasil no estado do Espírito Santo, em 2023. No contexto global, fentanil é a substância química que mais mata nos Estados Unidos, segundo dados de 2024, do CDC.
