A governadora Raquel Lyra anunciou que as primeiras creches construídas pelo seu governo em Pernambuco serão inauguradas em dezembro deste ano. Ela não revelou, porém, onde serão as inaugurações. A declaração foi dada em entrevista a Rádio Jornal, nesta terça-feira (16).
Segundo a governadora, há 51 creches em fase de construção, além de contratos assinados para novas obras e a liberação de ordens de serviço.
Ela também afirmou que foi lançado recentemente o quarto lote, com mais 38 creches. Apenas o município de Solidão, no Sertão, não aderiu ao programa. No Recife, a gestão estadual identificou terrenos para viabilizar as construções em áreas prioritárias.
Raquel destacou que o modelo de licitação adotado integra desde a elaboração dos projetos até a execução da obra, o que, segundo ela, explica a demora inicial para o início das construções.
“Quem ganha a licitação termina os projetos executivos e vai para o território, faz todo o projeto de terraplanagem e isso demora a começar”, explicou. A governadora garantiu que as creches serão entregues prontas, mobiliadas e com o funcionamento custeado pelo Estado durante o primeiro ano.
Para a gestora, a ampliação da rede de creches é fundamental para recuperar a qualidade da educação infantil em Pernambuco, que vinha apresentando queda nos índices de aprendizagem nos anos iniciais.
“Pernambuco, há muito tempo, é um dos melhores ensinos médios do Brasil, mas a gente vinha caindo no Ideb nos anos iniciais porque não temos cobertura de creches”, afirmou. Ela também ressaltou que o Estado já colocou 1.200 apoiadores para atuar na alfabetização na idade certa, o que garantiu o selo ouro de desempenho.