Com o objetivo de apoiar os fazedores de cultura pernambucanos que buscam ampliar suas oportunidades na área, o Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE) realiza, ao longo do mês de setembro, mais uma rodada de mobilização e formação. Estão sendo ofertadas 500 vagas totalmente gratuitas, distribuídas entre cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e Sertão. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @comitedecultura_pe.
Nesta edição, dois temas nortearão as atividades. A mobilização será realizada por meio da oficina “Como captar recursos para a classe artística”. Já a formação terá como foco “Caminhos para a PNAB – Projetos e Portfólios”. Os encontros acontecem nos dias 19 e 20, em Afogados da Ingazeira; 22 e 23, em Sertânia; 23 e 24, em Tracunhaém; 24 e 25, em Itapissuma e Tuparetama; e 25 e 26, em Goiana.
A formação “Caminhos para a PNAB – Projetos e Portfólios” contará com três facilitadores. Na Região Metropolitana, será ministrada por Rute Pajeú, gestora de projetos culturais e da economia criativa, com atuação desde 2008 em produções de destaque nacional e internacional, como as Olimpíadas do Rio, o Europalia. Brasil (Bélgica), o Festival Mundial das Artes Negras (Senegal) e turnês de artistas como Maciel Salú.
No Sertão, a condução ficará a cargo de Alexandre Taquary, produtor audiovisual, curador e diretor dos festivais Curta Taquary, Poesia na Tela e Criancine. Formado pela EICTV (Cuba), ele já teve obras exibidas em mais de 100 festivais no Brasil e no exterior, incluindo Cannes, Havana e Gramado.
Já na Zona da Mata, a facilitadora será Hevelyne Figueirêdo, mestre em Território, Trabalho e Ambiente pela UFPB. Pesquisadora e coordenadora de projetos voltados ao fortalecimento da cultura regional, ela já viabilizou a captação de mais de R$ 1,5 milhão em editais.
“Estamos atentos aos temas que são de relevância para quem faz cultura em nosso estado. Nesta rodada, por exemplo, oferecemos abordagens que irão auxiliar no acesso aos próximos editais, a exemplo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Nosso maior objetivo é chegar a diferentes territórios e democratizar o acesso às políticas culturais do Ministério da Cultura”, destaca Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora-geral do CCPE.