Sertão

Carnaíba Sangrenta! 4 assassinatos e três tentativas de mortes em 9 meses de 2025

A ex pacata cidade de Carnaíba, conhecida pela passividade, harmonia e paz no sertão de Pernambuco, vem se tornando uma das cidades mais violentas do Vale do Pajeú. Em apenas 09 meses já foram registrados um total de 04 assassinatos e três tentativas de morte.

Com esse numero de crimes, Carnaíba fica entre as quatro cidades mais violentas do Vale, perdendo apenas para Serra Talhada, Tabira, São José do Egito. Na noite desta quinta feira 18, a cidade registou o quarto assassinato, vitimando Emerson Soares de Brito, de 32 anos, conhecido como Messim, filho de Nelson Guarda. O crime aconteceu na rampa paralela da Rua Santa Luzia por volta das 19h45, quando Messim foi surpreendido por homens armados que efetuaram vários disparos de arma de fogo.

No dia 11 de maio, um menor de 16 anos,  foi apreendido pela Polícia Civil após matar seu primo de 26 anos, identificado como Damião Alysson Pereira de Andrade (Rolinha), morador do Bairro da Gitirana. O crime teria acontecido no sábado (10).

Por meio de nota, a polícia informou que o menor apreendido confessou ter assassinado o primo e esconder o corpo. O cadáver foi localizado no quintal da residência do menor, na Rua Por do Sol, no Bairro da Caixa Dágua. A ocorrência foi registrada como ato infracional análogo a homicídio consumado.

Após a aplicação das medidas administrativas, o adolescente foi encaminhado para ser ouvido no Ministério Público de Pernambuco, e continua sob o poder da justiça.

Já no dia seguinte a morte de “Rolinha”, no dia 11 de maioTiago Simplício, de 31 anos, morador do Bairro de Carnaíba Velha, foi assassinado a tiros quando pilotava uma moto, modelo Pop 100, na estrada do sítio Peba, no extremo com o município de Afogados da Ingazeira.  Ele foi perseguido por uma dupla que trafegava em uma moto Brós e que tomaram destino ignorado após o crime.

A Polícia Civil investiga os três casos, enquanto a população de Carnaíba vive momentos de medo com tanta violência.

Em 05 de Junho, após 10 dias exatos, que somam 240 horas de angústia, incerteza e dor, com o desaparecimento do jovem Cícero Caíque Monteiro da Silva, de 20 anos, que desapareceu de Carnaíba na noite de 26 de maio, teve um fim triste, seu corpo foi localizado em avançado estado de decomposição em uma cova rasa no extremo dos município de Carnaíba e Flores.

O reconhecimento do corpo foi feito por parentes que foram até o local acompanhados por autoridades.

A família já enfrentava dias de desespero desde o desaparecimento de Caíque que desapareceu após sair de casa no bairro Santa da Caixa D’água, em Carnaíba afirmando que iria jogar uma partida de sinuca.

Ele havia sido visto andando pela Avenida Sebastião Ângelo e recusando  uma carona de um motociclista antes de seguir em direção a concha acústica, nas imediações da Rua José Fernandes de Andrade.

Na noite do dia 30 de Junho, Policiais Militares do 23º BPM foram acionados para verificar disparos de arma de fogo no bairro Bela Vista, em Carnaíba. Um homem foi atingido com tiros no ombro e nas costas ao abrir a porta de casa. Ele  foi socorrido ao Hospital Regional de Afogados da Ingazeira. Relatos da vítima R.C.L., de 25 anos, apontam que os disparos foram executados por dois homens desconhecidos, os quais fugiram após o crime.

Em 31 de Julho, o efetivo do 23° BPM, foi acionada via ligação telefônica, para averiguar uma ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Vereador José Alves, no centro de Carnaíba, próximo ao Pátio de Eventos Milton Pierre contra o radialista Kaká Filho.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou a vítima, a qual relatou que estava em sua residência, no segundo andar, deitada, porém acordado, quando escutou barulhos semelhantes a disparos de arma de fogo. Inicialmente, não sabia que os disparos haviam ocorrido contra sua residência. Kaká  informou ainda não saber a quantidade de disparos e que não tem certeza quanto à autoria, embora tenha suspeitas.

Durante a averiguação, foram constatadas no local, três marcas de possível impacto de projéteis na parede frontal do primeiro andar do imóvel, bem como, outras três na porta de acesso aos andares superiores do prédio.

Segundo informações recebidas na ligação de denúncia, foram avistadas duas pessoas em uma motocicleta, entrando na travessa onde se localiza a residência do radialista e, logo em seguida foram ouvidos os disparos. No local foram encontradas e recolhidas seis cápsulas de munição calibre 9mm, que foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil.

Já na tarde do dia 09 de  Agosto, uma ação rápida da Polícia Militar do 23º BPM resultou na prisão de um homem acusado de tentar matar um morador do Povoado de Ibitiranga, zona rural de Carnaíba-PE.

De acordo com informações da PM, a vítima, J. P. S., 32 anos, foi surpreendida enquanto trabalhava em um lava-jato de sua propriedade, localizado na Rua da Colônia. O acusado, L. C. V. F., 37 anos, chegou ao local e, sem qualquer discussão prévia, efetuou um disparo de espingarda calibre 36 contra o rosto da vítima. Mesmo ferido, o homem conseguiu fugir, evitando ser atingido por novos disparos.

Após o crime, equipes de policiamento ostensivo, guarnições especializadas e o Serviço de Inteligência do 23º BPM desencadearam uma operação na região. O acusado foi localizado e preso em flagrante. Durante a abordagem, ele resistiu, sendo necessário o uso proporcional da força.

Em buscas na propriedade do autor, em Ibitiranga, a polícia encontrou e apreendeu:

02 espingardas de fabricação artesanal; 01 espingarda calibre 36 (arma do crime); 12 cartuchos intactos calibre 36; 05 cartuchos deflagrados.

Segundo o próprio acusado, a tentativa de homicídio foi motivada por ciúmes, já que a vítima estaria se relacionando com sua ex-esposa.

Na noite desta quinta feira 18 de setembro, por volta das 19H45,  Emerson Soares de Brito (Messim de Nelson Guarda), de 32 anos,, morador de Carnaíba,  foi surpreendido por dois homens desconhecidos na Rua Santa Luzia, perto da Escola de Música Maestro Israel Gomes, que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o homem.

Alunos que estavam na Escola de música entraram em pânico e foram liberados.

Os suspeitos tomaram destino ignorado. A Policia Militar foi acionada e se encontra no local onde fizeram o isolamento do local do crime e acionaram a Policia Cientifica.

Por Cauê Rodrigues

Deixe uma resposta