Um grupo de integrantes do Projeto de Extensão “IFPE em Movimento: vivências nas danças populares” vai se apresentar dentro da programação do XI Congresso Nacional de Educação (Conedu). O projeto se inscreveu e foi selecionado para a apresentação de dois espetáculos de dança, ambos no sábado, dia 04 de outubro.
O primeiro espetáculo, será no turno da manhã, é intitulado: “Da lama ao caos: Chico vive” e homenageia o legado de Chico Science e o movimento Manguebeat, marco da cultura pernambucana dos anos 1990. A proposta une arte, cultura e educação, transformando o corpo em instrumento de memória, pertencimento e renovação cultural.
A segunda apresentação que tem como nome “Ritmos da Terra: Pernambuco em Movimento”, também mergulha nas raízes culturais do estado, trazendo ao palco a força e a beleza de ritmos como caboclinho, maracatu, coco, frevo, xaxado e ciranda, em uma celebração que une música, poesia, dança e memória. Cada coreografia é pensada como narrativa coletiva de resistência, identidade e pertencimento, revelando a dança não apenas como expressão estética, mas também como prática social e histórica.
Sobre o Projeto
O projeto de extensão “IFPE em Movimento: vivências nas danças populares” do IFPE teve início em 2025 e é coordenado pela professora Gercica Macêdo e com colaboração dos bolsistas Emerson Luan e Samire Tainá.
A iniciativa oferece aulas gratuitas semanais de dança popular para a comunidade interna e externa. Tem como principal objetivo valorizar, resgatar e difundir as danças populares brasileiras, como o frevo, maracatu, coco, xaxado, forró, caboclinho, samba, carimbó, dentre várias, proporcionando o fortalecimento da identidade cultural, transformação da educação em espaço de celebração da arte e promoção da inclusão social. Atualmente o projeto conta com quase 60 participantes.
Saiba mais sobre o Congresso: https://www.conedu.com.br/