O Exército israelense anunciou neste domingo (19) que lançou novos bombardeios contra alvos do movimento islamista palestino Hamas no sul da Faixa de Gaza.
“Em resposta à flagrante violação do acordo de cessar-fogo mais cedo hoje, as FDI (forças militares) iniciaram uma série de ataques contra alvos terroristas do Hamas no sul da Faixa de Gaza”, afirmou o Exército em um comunicado.
Pontos de passagem, por onde deveria entrar ajuda humanitária, também foram fechados. “A transferência de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza foi suspensa até novo aviso devido à flagrante violação do acordo por parte do Hamas”, disse a fonte das forças de segurança de Israel.
Segundo o Exército de Israel, o major Yaniv Kula, de 26 anos, e o sargento-chefe Itay Yavetz, 21 anos, morreram em combates durante a série de ataques no sul de Gaza. Estas são as primeiras mortes de militares israelenses no território palestino desde a entrada em vigor do cessar-fogo em 10 de outubro.
Os ataques acontecem após trocas de acusações sobre a violação do cessar-fogo em Gaza, onde o aumento da violência no sul do território palestino ameaçava a trégua em vigor há nove dias.
Neste domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, denunciou uma “violação do cessar-fogo” e ordenou ao Exército agir “com força” contra os alvos “terroristas”. As informações são da AFP.
