Mundo

Reunião de negociação do tarifaço acontece hoje segunda-feira (27)

O começo das tratativas para resolver o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos do Brasil foi adiado. As delegações dos dois países deveriam se reunir na noite deste domingo (26), no horário da Malásia, mas vão conversar às 8h desta segunda-feira (27).

No horário de Brasília, o encontro já tinha sido adiado da manhã para a noite deste domingo (26). As autoridades brasileiras e norte-americanas responsáveis pelas negociações conversaram por telefone para acertar os detalhes desta segunda-feira.

A reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (Republicano), que aconteceu neste domingo (26) terminou sem que o norte-americano anunciasse a revogação das tarifas de 50% para produtos brasileiros. O republicano, porém, aceitou discutir as taxas.

O encontro foi realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, e se deu em um tom amistoso.

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse a jornalistas que Lula pediu a revogação do tarifaço e da aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e à sua mulher, Viviane Barci de Moraes. De acordo com o chanceler, “em semanas” haverá alguma conclusão das negociações.

“A conclusão é de que a reunião foi muito positiva. Esperamos em pouco tempo agora, em poucas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação norte-americana”, disse.

Deixe uma resposta