O Recife será palco de uma verdadeira celebração das artes circenses entre os dias 1º e 9 de novembro, com a realização da 19ª edição do Festival de Circo do Brasil (FCB). Após uma passagem de sucesso pela França, o evento retorna à capital pernambucana com uma programação que integra o Ano Brasil–França, promovendo o intercâmbio cultural entre artistas dos dois países. Espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, laboratórios, feira criativa e apresentações musicais prometem envolver o público em teatros e espaços públicos do Grande Recife.
A abertura acontece nos dias 1º e 2 de novembro, no Parque Santana, em Casa Forte, com uma grande ocupação artística gratuita que mistura circo, música e manifestações da cultura popular. O público poderá assistir a grupos como Esparrama Circo (SP), Forró na Caixa (PE), Mestre Anderson Miguel (PE) e o espetáculo franco-brasileiro “How Much We Carry?”, do Cirque Immersif. Além das apresentações, haverá vivências circenses, feira de economia criativa e laboratórios artísticos, incluindo o projeto Hyperboles, que une skate e acrobacia circense com foco na presença feminina.
Com o tema “Aldeia de Tous” (Aldeia de Todos), o festival propõe reflexões sobre sustentabilidade e democracia no picadeiro, reforçando o compromisso de aproximar o público das artes e valorizar o intercâmbio entre culturas. A programação se estende pelos teatros Santa Isabel, Parque, Apolo e Hermilo Borba Filho, além de exibições de filmes, como o documentário “Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta”, e uma homenagem ao mestre da palhaçaria popular Sebastião Pereira de Lima, o Mestre Martelo. Realizado pela Luni Produções e pela francesa La Grainerie, o FCB consolida-se como um dos maiores encontros de circo contemporâneo da América Latina.
Mais informações disponiveis no www.festivaldecircodobrasil.com.br e ingressos no Sympla.
