Sem categoria

Governo Raquel Lyra e Alepe entram em acordo e pauta do Legislativo é destravada

Após pouco mais de um mês do capítulo mais recente da crise entre Executivo e Legislativo em Pernambuco, um acordo foi alcançado entre os deputados estaduais e a governadora Raquel Lyra (PSD), nesta segunda-feira (15), e uma paz – mesmo que breve – foi alcançada, às vésperas do encerramento de 2025. Pauta destravada e projetos de interesse do Governo de Pernambuco e da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltaram à votação na Casa.

O acordo era aguardado desde a semana passada, diante do calendário apertado do Legislativo, que tem sessões previstas apenas até, no máximo, a próxima quinta-feira (18). Até as primeiras horas da tarde desta segunda, o desfecho ainda era incerto, a ponto de a sessão plenária ter sido inicialmente cancelada e reaberta minutos depois, já com o acordo fechado.

O entendimento foi simbolizado pela assinatura, por parte da governadora, de um decreto que autoriza o remanejamento de recursos do orçamento da Alepe para despesas internas com pessoal. O ato era aguardado desde agosto e era considerado um dos principais entraves para a retomada das votações.

Segundo o deputado Diogo Moraes, líder do PSDB na Casa e um dos participantes das negociações, o decreto trata de uma movimentação interna do orçamento do Legislativo, sem impacto direto nas contas do Executivo.

“Não é nada do Executivo, o governo não envia dinheiro. É uma questão interna da Casa, como ocorre todos os anos, e que estava pendente desde agosto”, afirmou.

Do JC

Deixe uma resposta