Em parceria com o governo federal, o Governo de Pernambuco anunciou a aquisição de 100 ônibus elétricos com ar-condicionado para reforçar o transporte público na Região Metropolitana do Recife. A medida é um desdobramento do acordo firmado para a reestruturação do Metrô do Recife e prevê que os recursos, assegurados pelo presidente Lula, sejam repassados ao Estado, que ficará responsável pela compra e pela operação dos veículos em linhas metropolitanas.
Segundo a governadora Raquel Lyra, os novos ônibus devem funcionar como um reforço imediato ao sistema, enquanto seguem as intervenções emergenciais no metrô. Ela afirmou que já estão em andamento obras nos trechos mais críticos da malha metroviária, com substituição de dormentes, reparos em trilhos e melhorias no sistema de energia, além da previsão de mais R$ 150 milhões em investimentos para reforma de estações e aumento da segurança operacional.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, os investimentos serão executados em etapas até dezembro de 2026. A iniciativa integra um plano mais amplo de reestruturação do metrô, viabilizado por um acordo entre o Governo de Pernambuco, o governo federal e o BNDES, que prevê R$ 4 bilhões em investimentos federais nos primeiros cinco anos de uma futura PPP, além de recursos imediatos para reformas e a aquisição de vagões seminovos.
