A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) instaurou um Conselho de Disciplina para investigar a conduta do sargento reformado da Polícia Militar e ex-secretário-executivo de Esportes e Lazer do município de Calumbi, Numeriano Luiz de Sá, de 64 anos. Ele é suspeito de tentativa de feminicídio contra a esposa, Luísa Barros, de 57 anos.
O caso foi registrado no início do mês de dezembro, em um apartamento localizado na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Segundo informações preliminares, a vítima foi socorrida por vizinhos após gritos e pedidos de ajuda vindos do imóvel. Numeriano Luiz de Sá teve a prisão preventiva decretada e permanece detido.
A abertura do procedimento administrativo foi oficializada por meio de portaria publicada no Boletim Geral da SDS desta sexta-feira (19). De acordo com o documento, a apuração tem como objetivo analisar a conduta do 3º sargento reformado sob os aspectos ético e disciplinar.
O processo será conduzido pela 8ª Comissão Permanente de Disciplina da Polícia Militar, responsável por avaliar se o militar reúne condições de permanecer nos quadros da corporação, considerando a gravidade dos fatos investigados.
A decisão do Corregedor Geral da SDS está fundamentada no cumprimento da legislação estadual vigente, além dos princípios da moralidade administrativa e do interesse público. O Conselho de Disciplina tramita de forma independente e paralela ao processo judicial que apura o crime.
