A Polícia Civil de Pernambuco prendeu três pessoas em flagrante por tentativa de fraude aos concursos públicos para Guarda Civil Municipal (GCM) e Agente Municipal de Trânsito (AMT) de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), neste domingo (11). As prisões ocorreram durante operação realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil da cidade.
De acordo com o delegado Júlio César, da Delegacia de Combate à Corrupção ao Crime Organizado (DRACCO), as investigações foram iniciadas na última quarta-feira (7), quando os agentes receberam denúncias sobre a possibilidade de fraudes.
“A partir dessa denúncia, a gente foi montando esse quebra-cabeça, e no dia da deflagração da operação, neste domingo (11), as equipes se dirigiram aos locais de prova, culminando com a prisão em fllagrante de três indivíduos que realmente possuíam um vínculo associativo e histórico criminal quanto à crimes de fraude a concurso público”, pontuou.
Ainda segundo o delegado, com as pessoas detidas, foram encontrados alguns dispositivos eletrônicos. Um deles simulava um cartão bancário e estava fixado ao peito de um dos candidatos, com uma faixa elástica, e conectado via Bluetooth com um ponto eletrônico. Outro candidato portava um smartwatch e o dispositivo captava sinais emitidos de fora do local de prova, além de conseguir enviar informações a partir da captura de fotos e vídeos.
