Depois de 53 anos desde a última missão tripulada à Lua, a NASA prepara o retorno de astronautas com a missão Ártemis II, prevista para este ano.
A missão está programada para levar quatro astronautas em um voo de dez dias ao redor da Lua até abril de 2026, sendo o primeiro teste tripulado do foguete SLS e da cápsula Orion, etapa fundamental para o retorno humano ao espaço profundo e para futuras viagens a Marte.
A NASA prepara o lançamento da missão Ártemis II como parte de um plano de longo prazo para estabelecer presença humana na Lua. O voo terá quatro tripulantes: Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense. Eles viajarão na cápsula Orion, impulsionada pelo foguete Space Launch System, em um percurso que levará a nave a orbitar a Lua e retornar à Terra após dez dias. Mas não vai pousar.
O objetivo é verificar sistemas de suporte à vida, comunicações e desempenho do conjunto de veículos em ambiente de espaço profundo. Esse passo é considerado essencial para validar a segurança e eficiência antes de missões que levarão astronautas à superfície lunar.
O teste inclui práticas de operações que serão necessárias em missões futuras, como a Ártemis III, planejada para levar astronautas ao solo lunar. Além disso, a missão servirá como preparação para objetivos ainda mais ambiciosos, como enviar seres humanos a Marte.
