O domingo de prévias carnavalescas em Pernambuco foi marcado por grandes eventos culturais, multidões nas ruas e forte presença institucional. Mas, além da festa, os registros do fim de semana evidenciam um pano de fundo político: o Carnaval como espaço estratégico de visibilidade para João Campos, prefeito do Recife, e Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, dois dos principais nomes do tabuleiro político estadual.
No Recife, João Campos celebrou a lotação da Rua da Aurora durante o desfile comandado por Alceu Valença e o Bicho Maluco Beleza, destacando a diversidade do público, a presença de famílias e o caráter gratuito do bloco. Em suas redes sociais, o prefeito reforçou a narrativa de um Carnaval popular, inclusivo e organizado, associando a festa à geração de emprego, renda, segurança e valorização da cultura local. O discurso dialoga com a imagem de gestor jovem e conectado com a população, extrapolando os limites da capital.
Já a governadora Raquel Lyra percorreu diferentes polos culturais, entre Olinda e o Centro do Recife, destacando ações do Governo do Estado e da Fundarpe. Um dos pontos altos foi o bloco promovido pelo Cinema São Luiz, que homenageou o filme pernambucano O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorrente ao Oscar. A governadora também esteve presente no Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo de Passageiros, que reuniu atrações como Alcione, Belo e Gloria Groove.
Enquanto João Campos adotou um tom mais espontâneo e popular, com forte presença no meio da multidão, Raquel Lyra reforçou a atuação institucional do Estado, valorizando equipamentos culturais, políticas públicas e a projeção nacional da cultura pernambucana.
