Pernambuco

Galo da Madrugada vai ser apresentado nesta sexta (26)

A Prefeitura do Recife e o artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega apresentam nesta sexta-feira, 26 de janeiro, a escultura do Galo gigante que reina absoluto sobre a ponte Duarte Coelho durante os festejos de Momo.

A partir das 10h30, Nóbrega trará os detalhes do tema, das inspirações, técnicas e procedimentos para confecção da calunga gigante mais famosa do Brasil.

O encontro acontece no ateliê do artista.

Galo apresenta tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”

O 45° desfile do Galo da Madrugada, com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”, será uma homenagem ao Rei do Brega no Carnaval de Recife em 2024.

Durante uma coletiva de imprensa realizada em agosto de 2023, foram revelados os detalhes desse próximo desfile do maior bloco do mundo, que ocorrerá, como é tradição, no Sábado de Zé Pereira, em 10 de fevereiro.

Cada um dos 30 trios elétricos do Galo da Madrugada receberá o nome de uma música do cantor recifense, que teria completado 80 anos em 2023, caso estivesse vivo.

“É, de fato, um verdadeiro rei que merece todas as homenagens, também, do frevo, majestade do carnaval pernambucano”, explica Rômulo Meneses, presidente do Galo.

O filho de Reginaldo, Roberto Rossi, garantiu que, se estivesse vivo, o rei da música brega seria só gratidão pelo reconhecimento e homenagem vindos do maior bloco do mundo.

“Meu pai era fá da nossa cultura, da diversidade cultural de Pernambuco. E ele bebeu muito dela, fã de Gonzaga, dos bregas contemporâneos a ele e dos que surgiram muito por sua influência”, disse.

Em 2023, o bloco concentrou 2,5 milhões de foliões, segundo a diretoria, e pretende, no próximo ano, torná-lo ainda mais forte, por meio da promoção de um intercâmbio cultural entre artistas do brega e do frevo.

“Será um belo espetáculo à altura da grandeza do Rei Reginaldo Rossi. E quem ganha com tudo isso é o folião e a cultura pernambucana”, garante Rômulo.

Fundado em 1978 com o intuito de trazer de volta às ruas do Recife as tradições do carnaval de rua, o Galo da Madrugada já homenageou, ao longo dos seus 45 anos de existência e 44 desfiles, personalidades pernambucanas como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Carlos Fernando, Chico Science, Alceu Valença, Jota Michiles, J. Borges, Enéas Freire, Ary Nóbrega, Claudionor Germano, entre outros.

Deixe uma resposta