Brasil

Brasil bateu recorde na produção de energia limpa

O Brasil bateu recorde de geração de energia limpa em 2023, com 93,1% de toda a energia gerada vindo de fontes renováveis. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foram divulgados nesta sexta-feira.

No total, foram gerados 70,2 mil megawatts médios (MWm) no ano passado, por meio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.

As hidrelétricas respondem por mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil MWm — um crescimento de 1,2% em relação a 2022. Já as usinas de geração eólica e solar somaram 13 mil MWm, o que representa uma alta de 23,8% em relação a 2022.

“O avanço foi puxado pelo cenário climatológico favorável, em especial para a produção de energia solar, e pela entrada de novas usinas no Sistema Interligado Nacional”, afirma a CCEE.

As novas unidades de produção aumentaram a capacidade instalada no país em 42,6 mil MW — o equivalente a três usinas de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo em capacidade de energia e que é compartilhada por Brasil e Paraguai. Por sua vez, a geração de energia a partir de biomassa, principalmente do bagaço da cana-de-açúcar, totalizou 3,2 MWm — um aumento de 9,6% com relação ao ano anterior.

Deixe uma resposta