Política

Eleições 2024: 38% do eleitorado de Pernambuco estão em cidade que podem ter segundo turno

Os municípios de Pernambuco com mais de 200 mil eleitores, e com possibilidade de 2º turno nas eleições deste ano, concentram 38% das pessoas aptas a votar no estado: mais de 2,7 milhões – de um total de 7 milhões, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seis cidades fazem parte do grupo: a capital, Recife (com 1,2 milhão de eleitores), Jaboatão dos Guararapes (483 mil), Olinda (299 mil), Caruaru (242 mil), Petrolina (234 mil) e Paulista (230 mil). O levantamento – da Novo Selo Comunicação, consultoria especializada em relacionamento com a imprensa para autoridades, empresas e advogados – classificou esse conjunto de municípios como Top-99.

“Por concentrarem a maior parte do eleitorado nacional, essas cidades condicionam o planejamento e a cobertura dos principais veículos jornalísticos, nacionais e regionais”, afirma Fábio Brandt, fundador da Novo Selo Comunicação e coordenador do estudo, intitulado “Imprensa e as eleições municipais: O cenário dos partidos e candidatos”.

“Ao conhecer o cenário macro das eleições municipais, as diferentes áreas da comunicação podem atuar para qualificar o debate eleitoral, refutando sua redução a discussões distantes do real impacto que o voto surte nas administrações locais e no dia a dia das pessoas”, afirma Brandt.

Deixe uma resposta