Pernambuco

População de Pernambuco é que mais depende de carro-pipa no Brasil

Sete em cada dez pernambucanos têm a rede geral como principal forma de abastecimento de água, mas proporção de pernambucanos que têm carro-pipa como fonte prioritária é a maior do país. Os dados são do Censo 2022 e foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Em Pernambuco, 70,6% têm a rede geral de distribuição como principal forma de abastecimento de água em suas residências. A porcentagem está abaixo da média nacional (82,6%).

O carro-pipa é a forma principal de abastecimento de água para 8,1% dos pernambucanos, a maior proporção de todo o país. A média brasileira, por sua vez, é de 1,05%. Em Pernambuco, 730.808 pessoas tinham o carro-pipa como principal forma de abastecimento de água em suas casas, mesmo que essas residências também estejam conectadas à rede geral de distribuição ou outra forma de abastecimento.

Há ainda 992.993 pessoas, o equivalente a 11,01% dos pernambucanos, que utilizam poço profundo ou artesiano como forma principal de abastecimento de água.

Segundo o Censo 2022, a rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede de esgotamento sanitário atende 52,27% dos pernambucanos, o equivalente a 4,7 milhões de pessoas, contra 41,82% da população no Censo 2010. Com o resultado, Pernambuco está em décimo lugar nacional e tem o segundo melhor percentual do Nordeste, atrás de Sergipe (53,63%). Entretanto, os números são inferiores à média nacional, que é 62,51%.

Do Diário de Pernambuco

Deixe uma resposta