Pernambuco

Apac emite alerta para chuvas no Grande Recife e outras regiões de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu, na noite do sábado (24), um alerta de chuvas moderadas a pontualmente fortes para algumas regiões de Pernambuco. O aviso, que vale até este domingo (25), é válido para o Grande Recife e as Zonas da Mata Norte e Sul. Diante disso, estas regiões do estado entram em “estado de observação” ou alerta amarelo, como é popularmente chamado este nível do aviso.

A Apac explicou que o litoral pernambucano está sob a influência de um canal de umidade e da borda de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Por causa desses fenômenos, é esperado que haja instabilidade no tempo até a segunda-feira (26).

“A partir da noite deste sábado (24), prevê-se o início de pancadas de chuva com intensidade moderada e, pontualmente, forte na região da Mata Sul, estendendo-se em direção à Mata Norte”, declarou a Apac nas redes sociais.

A agência também alertou que, diante da possibilidade de ocorrência de pancadas moderadas e, em alguns pontos, fortes, principalmente na Mata Sul e Grande Recife, a partir da noite deste sábado e durante o domingo, todo o litoral está em estado de observação.

A Apac acrescentou que o VCAN pode intensificar a formação de nuvens mais desenvolvidas, que podem resultar em ventos e chuvas fortes.

A agência justificou que o litoral pernambucano está sob influência de um canal de umidade e da borda de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Eles deverão deixar o tempo muito instável até segunda-feira (26).

“As pancadas de chuva com intensidade mais moderadas e pontualmente forte deverão iniciar a partir da noite deste sábado (24), pela região da Mata Sul e avançando em direção a Mata Norte”, afirmou. a Apac, nas redes sociais .

Ainda de acordo com a agência, por causa da possibilidade de ocorrência de pancadas moderadas e pontualmente fortes, principalmente na Mata Sul e Grande Recife, a partir da noite deste sábado e se estendendo durante o domingo, todo o litoral está sob “estado de observação’. O VCAN, acrescentou a Apac, pode potencializar a formação de nuvens mais desenvolvidas, as quais podem vir acompanhadas de vento e chuva forte.

Deixe uma resposta