Educação

49% dos brasileiros não concluíram o ensino fundamental na idade certa

Cerca de 49% dos estudantes do ensino fundamental brasileiro não terminam a etapa do ensino básico na idade certa. Segundo levantamento da Fundação Itaú divulgado nesta segunda-feira (18), os problemas que interferem na regularidade escolar afetam, principalmente, estudantes do gênero masculino, de baixo nível socioeconômico, com deficiência, negros e indígenas.

Eis a íntegra do estudo.

A pesquisa utiliza dados do Censo Escolar da Educação Básica, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2007 a 2019, sobre alunos nascidos entre os anos de 2000 e 2005. Com base nos números, o estudo mapeia interferências na trajetória escolar dos estudantes como reprovação, evasão e abandono escolar.

Para que o aluno tenha uma “trajetória regular” no levantamento, ele deve ter cumprido o período entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental em 9 anos. Ao se considerar o ensino médio no cálculo, o estudante deve ter cumprido a trajetória escolar em 12 anos: 9 anos no ensino fundamental e 3 no médio.

Os resultados revelam que 10% dos estudantes evadem o sistema de ensino antes de completar o ensino fundamental.

Ao se considerar a classe social dos alunos, apenas 38% daqueles classificados como de “nível socioeconômico mais baixo” finalizam o ensino fundamental dentro do período previsto. Para aqueles de “nível socioeconômico mais alto”, o índice é de 70%.

O vão entre as camadas sociais também se repete no critério “cor/raça” dos estudantes. Os alunos mais prejudicados na trajetória escolar de 9 anos são os indígenas: apenas 23% deles têm percurso regular. Na sequência, estão os pretos (41%) e pardos (46%). Enquanto isso, 62% dos estudantes brancos finalizam os estudos do fundamental no tempo certo.

No caso dos estudantes com deficiência, o estudo mostra que 78 em cada 100 alunos do grupo não concluem o ensino fundamental dentro dos 9 anos. Mais da metade (64%) tem trajetória escolar com irregulares.

Da mesma forma, alunos do gênero masculino têm uma qualidade de permanência inferior às alunas do gênero feminino. Enquanto 58% das meninas têm trajetória regular, apenas 46% dos meninos conseguem completar os estudos no tempo estabelecido.

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