Os meses de agosto e setembro são conhecidos como o período de reprodução dos escorpiões. Nesta época, inverno no hemisfério sul, as fêmeas produzem uma maior quantidade de veneno e, no período noturno, costumam procurar a superfície para o acasalamento.
Apesar de serem animais que necessitam de cuidados, atenção e prevenção durante todo o ano, a estação do ano e a preferência desses aracnídeos por locais úmidos agrava a situação. Neste cenário, sua casa pode se tornar um ambiente propício para a entrada para escorpiões.
Além disso, é necessário ressaltar que eles são resistentes aos inseticidas, o que torna a prevenção a melhor maneira para evitar acidentes.
A coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIAtox), Rogéria Brito, explicou os cuidados que se devem tomar para evitar o surgimento de escorpiões em ambientes domésticos.
“Agosto é o mês de reprodução do escorpião e, por isso, as fêmeas ficam mais bravas e acumulam mais veneno por elas fazerem a guarda dos seus filhotes. É muito importante manter tudo limpo em casa. Evitar entulho de lixo, caixas e restos de construção. Esses são lugares propícios para as baratas, insetos que servem de alimento para o escorpião”, alertou Rogéria.
Com hábitos noturnos, os escorpiões costumam se esconder em locais escuros, como entulhos, pedras, tijolos, roupas no chão e ralos. Alimentam-se de baratas, grilos e outros pequenos animais. Nos outros períodos do ano, o descarte irregular de lixo e entulho e a alta capacidade de adaptação do animal também estão relacionados com o aumento no número de ocorrências.