Saúde

Outubro Rosa: HCP alerta para o risco da detecção do câncer de mama

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inicia, em outubro, a tradicional campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, excluindo os casos de pele não melanoma. Com o lema “Cuidar é um legado que atravessa gerações”, a instituição, prestes a completar 80 anos, enfatiza a importância do diagnóstico precoce na luta pela vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama registrou 2,3 milhões de novos casos em 2022, com mais de 670 mil mortes no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 73 mil novos casos em 2025. Em 2023, o HCP acolheu 687 novos diagnósticos de câncer de mama, sendo a maioria mulheres, mas também com alguns homens diagnosticados.

O câncer de mama é mais frequente em mulheres acima dos 50 anos, mas também afeta mulheres mais jovens. Entre 2018 e 2023, mais de 108 mil brasileiras com menos de 50 anos receberam o diagnóstico. Os principais sinais de alerta incluem nódulos, alterações no formato das mamas, secreção anormal e mudanças na pele. O rastreamento é feito principalmente por mamografia anual a partir dos 40 anos, com ultrassom para mulheres mais jovens.

No HCP, as mamografias estão disponíveis ao público externo mediante agendamento online. Para realizar o exame, é necessário ter 40 anos ou mais, ou apresentar sintomas suspeitos, além de não ter feito mamografia no último ano. Em 2024, a instituição realizou 14.076 mamografias, reforçando seu compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Da CBN

Deixe uma resposta