Saúde

Pernambuco inicia atualização da caderneta de vacinação para menores de 15 anos

O Governo de Pernambuco iniciou, neste domingo (6), a mobilização estadual para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Até o dia 31 de outubro, pais e responsáveis devem levar os jovens às mais de 2 mil salas e pontos de vacinação distribuídos nos municípios. Ao todo, 1,9 milhão de pessoas estão na faixa etária atendida, com a oferta de imunizantes contra doenças como sarampo, poliomielite, HPV, influenza, febre amarela e Covid-19. O Dia D de mobilização está marcado para 18 de outubro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o foco principal é o combate ao sarampo, após o registro de novos casos em estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A vacinação contra a poliomielite também é prioridade, para garantir que o Brasil mantenha o status de eliminação da doença. Além disso, a campanha contempla a vacinação contra dengue, ofertada em 48 municípios pernambucanos, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A ação inclui ainda estratégias especiais: jovens de 15 a 19 anos poderão atualizar a imunização contra o HPV até dezembro, enquanto adultos de até 59 anos terão oportunidade de se proteger contra o sarampo. Segundo a superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, manter a caderneta em dia é essencial para preservar a saúde coletiva. “Cada dose aplicada é uma barreira contra o avanço de doenças que já foram controladas no Brasil graças à vacinação”, destacou.

Deixe uma resposta