A Semana Nacional do Doador de Sangue será aberta às 8h30 desta terça-feira (25), na sede do Hemope, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Na ocasião, 120 doadores serão homenageados com placas em reconhecimento às marcas de 25, 50 e 100 doações.
O evento também integra as celebrações pelo aniversário do Hemope, que completa 48 anos, e contará com um bolo comemorativo, além de apresentações musicais do Coral da Chesf e do artista Vaggy Rossi, cover de Reginaldo Rossi. Durante toda a semana, os oito hemocentros da Hemorrede promoverão ações de valorização dos doadores e de incentivo à participação de novos voluntários, reforçando a importância de manter os estoques de sangue abastecidos. No Recife, o atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Ainda na terça (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemope realiza a iniciativa “Doe Sangue, Ganhe uma História”, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
A ação prevê a distribuição gratuita de livros do catálogo da Cepe e de edições das revistas “Continente” e “Pernambuco” para quem comparecer ao hemocentro para doar.
Mais de 250 livros e revistas serão entregues à instituição, dentro do projeto Caixa de Leitura da Cepe, que incentiva a leitura em instituições públicas. A iniciativa presta homenagem aos doadores e contribui para reforçar o estoque de sangue do hemocentro. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos (para quem tem mais de 60, a primeira doação no Hemope deve ter sido realizada antes dessa idade), pesar mais de 50 kg, estar descansado — com pelo menos 6 horas de sono nas últimas 24 horas —, bem alimentado e não ter consumido álcool nas 12 horas anteriores.
Também é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Para esclarecer dúvidas ou agendar a doação, o contato é o Disk Doação: 0800-081-1535.
Da CBN
