Saúde

O que é a Gripe K, nova mutação do vírus da gripe identificado no Brasil

Uma nova mutação de um vírus já conhecido das autoridades sanitárias, o influenza (causador da gripe), acendeu o alerta da vigilância epidemiológica brasileira. O mais recente boletim de síndromes gripais do Ministério da Saúde confirmou o primeiro registro no País do subclado K da influenza A (H3N2), popularmente chamado de “gripe K”.

Essa nova variante, que entrou no radar da Organização Mundial de Saúde (OMS), tem se disseminado rapidamente e já afeta 30 países. “No caso do subclado K da influenza A (H3N2), o único caso detectado no Brasil, no Estado do Pará, foi de uma infecção ocorrida no exterior (caso importado)”, diz, em nota, o Ministério da Saúde.

Identificada pela primeira vez no Brasil por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a nova variante foi observada inicialmente, em agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Inicialmente, a amostra, coletada em Belém (Pará), em 26 de novembro, foi analisada pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA) e encaminhada para caracterização genética no Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, que atua como referência nacional junto ao Ministério da Saúde e internacional junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A partir da utilização da técnica de sequenciamento genético, conduzida pelo Laboratório do IOC, foi possível determinar que se tratava da nova linhagem.

A amostra foi coletada de uma paciente do sexo feminino, adulta e estrangeira, oriunda das ilhas Fiji. Apesar de se tratar de um caso importado, especialistas acreditam que essa variante tem potencial para aparecer em uma próxima temporada com maior impacto no Brasil.

Do JC

Deixe uma resposta