Saúde

Anvisa autoriza uso de medicamento inédito para diabetes tipo 1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o teplizumabe, o primeiro tratamento com potencial para modificar o curso do diabetes mellitus tipo 1. Comercializado sob o nome Tzield, o medicamento da Sanofi é indicado para retardar o início da doença em pacientes adultos e pediátricos com 8 anos de idade ou mais com diabetes estágio 2, quando os sintomas clínicos ainda não apareceram.

“Com a possibilidade de atrasar o desenvolvimento do diabetes tipo 1 clínico, podemos oferecer às famílias um tempo para preparação, educação e adaptação à essa condição. Isso permite evitar quadros graves e traumáticos ao diagnóstico, o que pode ter um importante impacto na saúde mental e no estresse emocional das famílias. Tzield é o primeiro imunomodulador aprovado para diabetes tipo 1 e isso representa uma importante mudança de paradigma no tratamento dessa doença. Passamos a modificar a história natural da doença e não apenas a repor insulina.”, diz Melanie Rodacki, endocrinologista e professora de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em comunicado.

A DM1 é uma doença autoimune, progressiva e crônica, caracterizada pela destruição, pelo próprio organismo, das células beta pancreáticas responsáveis pela produção de insulina, o que resulta em deficiência deste hormônio essencial no organismo. Pessoas com a condição enfrentam mais de 40 fatores que influenciam o açúcar no sangue e precisam tomar aproximadamente 180 decisões conscientes e inconscientes por dia relacionadas ao manejo da doença – um peso não apenas físico, mas também emocional e prático, afetando profundamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Deixe uma resposta