Ilusão de ganhar dinheiro fácil e utilização do Pix são as formas mais comuns de golpes. É o que aponta um levantamento do Observatório Lupa. A pesquisa se baseou em 115 conteúdos fraudulentos virais que circularam no Brasil entre maio de 2024 e abril de 2026.
Um em cada três golpes exigia pagamento exclusivamente via Pix.
Além disso 71% das armadilhas financeiras prometiam algum tipo de vantagem e 74% exploravam a credibilidade de empresas ou pessoas conhecidas para parecer que a fraude era legítima.
Segundo o levantamento, muitos golpes usam estratégias repetitivas e previsíveis, como promoções falsas, benefícios sociais e brindes que aparentemente são gratuitos.
No geral, se aproveitando de datas sazonais e temas que estão em alta no noticiário.
O estudo destaca que os criminosos nem criam golpes novos para fazer vítimas. Eles se utilizam de estruturas que já funcionaram, adaptam as narrativas ao contexto do momento e se aproveitam da confiança das pessoas em marcas famosas, instituições e figuras públicas.
