Neste setembro amarelo, o espetáculo “Voar é Com os Pássaros”, do Ponto de Cultura ETEAST Produções Artísticas, estará em cartaz durante duas noites no Theatro Cinema Guarany, em Triunfo – PE. A montagem teatral nasce de uma pesquisa profunda sobre a liberdade, o lúdico e a capacidade humana de transcender limitações por meio da verve criativa e do imaginário. Através da linguagem teatral, transitando entre o teatro físico e o poético, a encenação busca estabelecer uma conexão direta com o público, utilizando a metáfora do voo para abordar temas como depressão, autonomia, isolamento e a superação de barreiras cotidianas.
O texto é do dramaturgo paulista Júlio Carrara, e narra o encontro de dois homens – codinomes Y e X – um é jovem, com esposa e filhos, no auge da carreira profissional. O outro, um homem decadente que viu tudo dar errado em sua vida, afastado da família, sem amigos e sem perspectiva de futuro. Os personagens são interpretados por Hícaro Nogueira e Carlos Sett, sob a direção artística de Gilberto Gomes, e os trabalhos técnicos de som e luz cênica são executados por Weslley Lima.

Através de uma narrativa dramática e psicológica densa, os personagens se encontram no topo de um prédio – um cenário limite que expõe seus conflitos interiores, fragilidades e anseios. Ao se encontrarem no topo do edifício, começa um jogo psicológico extremamente visceral. Quais sentimentos permeiam esses dois seres? O que os levou a estarem ali? Qual propósito?
“A montagem teatral promove reflexões essenciais sobre a condição humana na sociedade moderna, destacando temas urgentes, como a saúde mental, o isolamento, a depressão e a busca pela liberdade, oferecendo ao público um campo fértil para o debate crítico e a construção de novos sentidos e questionamentos a partir da encenação”. Pontua, Carlos Sett.
O espetáculo fez sua estreia em 06 de dezembro de 2018, no “XIV Festival de Teatro Louco em Cena”, na cidade de Barbalha – CE; a 2ª apresentação foi no “Janeiro de Grandes Espetáculos” – Etapa Serra Talhada – 2019, circulou ainda por Salgueiro, Olinda, Limoeiro e cumpriu uma temporada de sucesso com o “Projeto Minha Escola no Teatro”, no CEU das Artes em Serra Talhada.
Durante a pandemia de COVID-19, em 2021, foram realizadas apresentações do espetáculo com transmissão ao vivo e roda de conversa com a equipe.
“O drama une a força estética do teatro, alertando para uma lacuna social urgente: o cuidado com a saúde mental através da beleza e da reflexão, fazendo da arte o combustível para que a sociedade possa, simbolicamente, aprender a voar. Afinal, falar é um ato de força, pedir ajuda é coragem, cuidar da mente é cuidar da vida”. Conclui, Hícaro Nogueira.
As apresentações são parte da programação do “Edital de ocupação de Pauta Theatro Cinema Guarany”, que selecionou 6 espetáculos nas linguagens de Circo, Dança e Teatro para fazerem apresentações nos meses de setembro e outubro de 2026, no palco do suntuoso e centenário Guarany, em Triunfo.
O acesso as apresentações é gratuito e o espetáculo “Voar é Com os Pássaros” será apresentado nos dias 25 e 26 de setembro, às 19:30h, seguido de roda de conversa. A produção informa que haverá acessibilidade comunicacional com a presença de Intérprete de Libras. A bilheteria será aberta uma hora antes do início da encenação. O Edital tem o incentivo da FUNDARPE – Secretaria de Cultura – SECULT-PE.
