Saúde

732 novos médicos do Programa Mais Médicos foram nomeados para Pernambuco

Retomado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Programa Mais Médicos adicionou 732 novos médicos para atender a população dos 184 municípios de Pernambuco. Agora, há um total de 1,6 mil profissionais atuando no estado, sendo 19 em um Distrito Sanitário Indígena.

Na atualização realizada nesta segunda quinzena de janeiro, a plataforma ComunicaBR apresenta, em detalhes, informações sobre o alcance de importantes programas para a população pernambucana, com destaque para o Mais Médicos, Atenção Primária à Saúde, Brasil Sorridente e SAMU.

A plataforma mostra que, até novembro de 2023, 136 novas equipes de saúde bucal foram habilitadas pelo Programa Brasil Sorridente para atendimento gratuito, chegando a 1,9 mil no estado. O Brasil Sorridente está ligado a diversas ações e programas, como o Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outras. Além disso, apresenta ações voltadas para a qualificação de gestores e profissionais de saúde e para a educação em saúde da população.

Componente fundamental da Política Nacional de Atenção às Urgências, o SAMU 192 teve um repasse em Pernambuco, até novembro de 2023, de R$ 53 milhões para custeio de 169 ambulâncias básicas e 24 UTI móveis. Os veículos do SAMU 192 são distribuídos estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.

Na Atenção Primária à Saúde, 104 novas equipes foram habilitadas para atuação no estado, chegando a 2,6 equipes de saúde da família e 83 de atenção básica em Pernambuco.

Deixe uma resposta