Pernambuco

10% dos jovens com 15 ou mais em Pernambuco são analfabetos

Em 2023, 10,1% dos pernambucanos com 15 anos de idade ou mais eram analfabetos, segundo dados da PNAD Contínua Educação 2023, divulgados na sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado segue a mesma tendência do Brasil e Grandes Regiões, quanto maior o grupo etário, maior a taxa de analfabetismo. A taxa de analfabetismo no país entre pessoas da mesma faixa etária era de 5,4%, o equivalente a 9,3 milhões de pessoas.

A porcentagem de idosos analfabetos em Pernambuco chegou a 27,9% no ano passado. Os dados indicam que as novas gerações possuem acesso à educação desde cedo.

A queda no analfabetismo em Pernambuco foi de 1,9% se comparado ao ano de 2016, quando o índice foi de 12%.

Apesar do avanço, a população preta e parda segue com as maiores taxas de analfabetismo no estado em todas as faixas etárias, com diferenças mais expressivas à medida que a idade aumenta. Do total de pessoas analfabetas no Brasil, 3,2% delas são brancas e 7,1% pardas ou pretas.

O Nordeste é a região com o maior número de pessoas analfabetas, com 5,1 milhões de pessoas nesta situação, sendo 2,7 milhões homens e 2,3 milhões mulheres.

Em Pernambuco, a maioria da população tem ensino médio completo, o que representa 31,3%. Já 30,9% dos pernambucanos possuem ensino fundamental incompleto.

O ensino superior completo é o terceiro grupo com maior parcela da população, totalizando 14,4%. O índice de pessoas com ensino fundamental completo é de 6,7%, o de ensino médio incompleto é de 4,2% e o de ensino superior incompleto é 2,9%.

Do diário de Pernambuco

Deixe uma resposta