Saúde

Cuida PE: Afogados da Ingazeira é um dos municípios beneficiados com serviços de oftalmologia

Começou na quarta-feira (24), em Garanhuns, no Agreste, a  execução dos serviços credenciados pelo Governo de Pernambuco, incluídos no programa Cuida PE, focados em atendimentos oftalmológicos. Nesta quinta-feira (25), serão realizados mutirões de avaliação pré-cirúrgica em 150 pacientes.

Eles passarão por Capsulotomia YAG Laser (limpeza de lente pós-cirurgia de catarata) e Trabeculectomia (glaucoma), além das primeiras cirurgias de glaucoma. Ao todos, informou o Governo do Estado, estão previstos mais de 1,7 mil procedimentos de média complexidade, nos próximos três meses.

Como será

Os pacientes atendidos no local são direcionados por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Esse sistema mapeia a necessidade do paciente e a unidade que oferta atendimento com profissional especializado.

Inicialmente, estão sendo encaminhados para o serviço os pacientes da 2ª e 3ª macrorregiões de Saúde, que englobam mais de 80 municípios, tendo como os municípios-sede Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada. A ideia é expandir o atendimento especializado para todo o estado de Pernambuco.

A secretária-executiva de Regulação, Fabiana Emerenciano, destaca a importância do serviço para a interiorização e descentralização da saúde dos pernambucanos.

“Estamos iniciando essa etapa da Oftalmologia no Cuida PE com o intuito de atuar na redução de filas por procedimentos cirúrgicos. O serviço já é contratualizado conosco, entretanto, devido à grande demanda, conseguiremos potencializar e ampliar os atendimentos, melhorando a prestação de serviço à população”, ressalta.

A Oftalmo PE, localizada na cidade de Garanhuns, foi a clínica credenciada pelo Governo do Estado, em dezembro de 2023, para executar o atendimento, que inclui do pré ao pós-operatório. O investimento anual será da ordem de R$ 6,8 milhões, sendo pagos de acordo com os serviços efetivamente prestados. O Termo de Credenciamento com a Oftalmo PE tem vigência de 1 ano.

Entre os procedimentos previstos para serem realizados estão os de fotocoagulação a laser, vitrectomia anterior, acoemulsificação com implante de lente dobrável, iridotomia a laser, trabeculectomia (glaucoma) e capsulotomia YAG laser.

Deixe uma resposta