Mundo

Manifestantes jogam sopa no quadro da Mona Lisa em Paris

Duas ativistas jogaram sopa em uma das obras de arte mais famosas do mundo, o quadro da Mona Lisa, que fica sob um vidro blindado no Museu do Louvre, em Paris. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra o momento exato em que as manifestantes passam por baixo do cordão de segurança e gritam pedindo “alimentação saudável e agricultura sustentável”. O episódio aconteceu neste domingo.

Em seguida, as duas mostram camisetas com os dizeres “Resposta Alimentar”. Visitantes foram retirados da sala e equipes do museu iniciaram a operação de limpeza. Assista o vídeo:

As ativistas pediram a criação de um sistema de segurança social para alimentos sustentáveis. Outros episódios com a obra de Leonardo da Vinci já aconteceram. Em maio de 2022, ela foi alvo de uma torta. Um homem foi detido e levado para atendimento psiquiátrico após jogar o bolo no quadro. Ele estava disfarçada com uma peruca e usava uma cadeira de rodas.

Girassóis de Van Gogh


Em 2022, ativistas da organização britânica Just Stop Oil jogaram sopa de tomate nos Girassóis (1888) de Vincent Van Gogh na National Gallery de Londres e se colam na parede. A pintura, que é protegida por uma camada de vidro, tem o valor estimado em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões). A dupla foi presa, segundo a LBC News, sob “dano criminal”. Segundo a galeria, houve alguns danos à moldura, mas a obra de arte saiu ilesa.

Da Agência O Globo

Deixe uma resposta