Brasil

Ministro Lewandowski anuncia que penitenciárias federais terão muralhas

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, nesta quinta-feira (15/2), a construção de muralhas ao redor de todas as penitenciárias federais, a fim de dificultar novas fugas como a que ocorreu no presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A Penitenciária Federal de Brasília é a única unidade que já é cercada por um muro de proteção, além das grades que circundam a prisão originalmente. O modelo será replicado nos outros quatro presídios sob administração da pasta da Justiça e Segurança Pública.

O ministro Lewandowski anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança e prevenir novos episódios de fuga nos presídios federais. Em um primeiro momento, ele pretende modernizar o sistema de videomonitoramento das unidades.

Além disso, a pasta irá aperfeiçoar o controle de acesso de visitantes, incorporando, inclusive, um sistema de reconhecimento facial. O governo também anunciou a ampliação do sistema de alarmes e sensores de presença em todas as unidades federais.

“Nós vamos requisitar a nomeação de 80 policiais penais federais que já foram aprovados em concurso público para reforçar o Sistema Prisional Federal”, disse o ministro. Ele afirmou que parte desse contingente partirá diretamente para Mossoró.

As mudanças serão feitas com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), gerido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e que tem o objetivo de financiar ações de aprimoramento e modernização do sistema prisional.

Fuga em Mossoró

Essa é a primeira vez que detentos escapam de uma unidade de segurança máxima do sistema penitenciário federal na história. Uma das principais suspeitas é de que os criminosos, identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, teriam saído pelo teto da cela, por meio de um buraco na parte da placa metálica. Eles também teriam arrancado a fiação responsável pela iluminação das celas.

Fonte: Metrópoles

Deixe uma resposta